
Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Os sintomas que indicam problemas na tireoide são bastante variados.
1. HIPOTIREOIDISMO
O cansaço contínuo, sem motivo, desânimo, indisposição e sonolência, são sintomas do hipotireoidismo. Isso ocorre pela diminuição na produção de hormônios T3 e T4, por conta da Tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune). Um sinal deste distúrbio é enxergar a tireoide aumentada ao engolir em frente ao espelho. Outros sintomas que podem indicar o hipotireoidismo são lapsos de memória, falta de concentração, unhas fracas, ganho de peso sem motivo aparente, sensação de inchaço, intestino preso, menstruação irregular e pouca tolerância ao frio.
2. HIPERTIREOIDISMO
A perda de peso sem motivo aparente é um dos principais sintomas do hipertireoidismo. Isso ocorre pela produção excessiva de hormônios tireoidianos, geralmente, por conta da Doença de Graves (uma patologia autoimune).
O hipertireoidismo deixa a tireoide inchada, e olhos saltados e avermelhados e queda de cabelo também são outros sintomas.
Taquicardia, ansiedade, irritação, insônia, tremor, sudorese excessiva, intolerância ao calor, alterações menstruais, fraqueza muscular e intestino solto também podem indicar hipertireoidismo.
3. BÓCIO
O aumento visível da tireoide, resultante da diminuição ou incremento da produção dos hormônios T3 e T4, muitas vezes, leva ao aparecimento do bócio.
4. MIXEDEMA
O hipotireoidismo prolongado costuma levar ao mixedema. Além das "bolsas" sob os olhos, pessoas com essa condição têm a face e as pálpebras mais inchadas.
5. TIREOIDITE
A inflamação na tireoide, a chamada tireoidite, pode ocasionar dores na glândula e dificuldade para engolir os alimentos, como na tireoidite subaguda (ou Tireoidite de Quervain) e tireoidite fibrótica (ou Tireoidite de Riedel).